Auxiliar de Limpeza Geral e Hospitalar

O curso de Formação em Auxiliar de Limpeza Geral e Hospitalar visa preparar e capacitar pessoas para o mercado de trabalho, e tem a finalidade de qualificar e capacitar profissionais que atuam no segmento de limpeza a utilizar adequadamente as ferramentas que dispõe, uso correto dos produtos, realizando a limpeza com planejamento, o que permite otimização do resultado final, além de melhorar o trabalho em grupo, é será pela manutenção do local com foco em mantê-lo limpo. 

 

Está sob as responsabilidades de um Auxiliar de Limpeza limpar e arrumar todo o local em seus mínimos detalhes: janelas, vidraças, banheiros, cozinhas, área de serviço, garagens e pátios, assoalhos e móveis, carpetes e tapetes, atuar com limpeza de área externa e interna, lavagem de vidros, abastecer os ambientes com materiais, retirar lixo, limpeza no escritório, banheiros, vestiários, persianas, varrer a fábrica, ou empresa, realizar a reposição de material de higiene, bebedouro, manter rotinas de higiene e limpeza, ou seja, em geral o Auxiliar de Limpeza irá trabalhar em prol da organização e higienização dos ambientes da instituição. Sempre preocupado com o risco biológico.

Quem pode fazer esse curso?

O curso de Formação em  Auxiliar de Limpeza Geral e Hospitalar, é destinado a qualquer cidadão independente de gênero que já tenham concluído o Ensino Fundamental, e estão buscando qualificação profissional para que possa ingressar com destaque no mercado de trabalho tendo em vista o seu crescimento pessoal e profissional através do conhecimento.

 

​    * Para que o profissional tenha um bom desempenho Auxiliar de limpeza é essencial que possua boa disposição física, capacidade de cumprir ordens e determinações, capacidade de organização, saber ouvir sugestões e críticas, possuir gosto por servir, ter iniciativa e paciência.  

 

​É um curso livre  de formação profissional de 101 horas, conforme Legislação Lei 9.394/96 e tem como pré-requisito a formação de ensino fundamental, idade minima de 18 anos. Pertence ao eixo tecnológico da Infraestrutura, com sete módulos de em média 14 horas cada, todos seguidos de avaliações  e o seguinte conteúdo.

Mercado de Trabalho

O Auxiliar de Limpeza Geral e Hospitalar atuará em Empresas (Públicas e Privadas)s, Hospitais, Clínicas, SPA’s, entre outros como escritórios especializados e repartições públicas.

Metodologia

O curso será desenvolvido com aulas semi-presenciais, com teóricas em sala de aula e com o suporte desta plataforma de ensino, e aulas práticas interna e externa em instituições parceiras da ESAN.

Informações do Curso

 Previsão de início: 
               Dias /horário de aula: duas vezes na semana ou aos sábados;

               Duração: 5 meses                                 Carga horária: 101 horas
               Turno: matutino ou vespertino
               Aula prática: sim (aulas externas em instituições parceiras)
               Certificado: incluso
               Fardamento: incluso (camisa)

               Idade : 18 anos

               Escolaridade:  Ensino Fundamental

Conteúdo Programático

Módulo I :

- Introdução: limpeza hospitalar 
- Qualidade de vida e higiene 
- Ética Profissional 
- Serviços Gerais x Hospitalar 
- Funções 
- Rotina de limpeza 

                                  

Módulo II  :

 - Produtos 
- Máquinas 
- Manutenções Básica e Reparos 
- Conservação dos espaços interiores e exteriores       

         Módulo III  :

- Diagnósticos e soluções de problemas 
- Vistoria
- Orçamentos 
- Segurança

        Módulo IV  :

- Desenvolver uma boa limpeza 
- Aparência 

- Higiene pessoal 
- Higienização das mãos 
- Biossegurança 
- Sigilo Profissional 
- Trabalho em equipe 

Módulo V :

- Equipamentos e ferramenta de limpeza 
- Processos e procedimentos de limpeza 
- Área Hospitalar 
- Tipos de limpeza na área hospitalar 

             

          Módulo VI  :

- Produtos químicos 
- EPI
- Organização 
- Aproveitando Espaços

         

          Módulo VII  :

- Visita Hospitalar 
- Relatório de Visita 
- TCC – Elaboração 
- TCC – Apresentação